Criando um snippet (atalho) para header (cabeçalho)

Hoje vou ensinar vocês a criarem um atalho em seu RStudio para já definir um header (cabeçalho) para o seu script, assim você evita ter que digitar várias vezes os mesmos textos sempre que criar um novo script. O exemplo de header a ser criado, vai ser esse: #————————————————————————–# # # Nome do Script: # # Objetivo: # # Autor: Ricardo Theodoro # Email: rtheodoro@usp.br # Data da criação: 20/09/2022 # #————————————————————————–# # # Notas: # #————————————————————————–# options(scipen = 6, digits = 4) #————————————————————————–# Assim, com um único comando eu evito digitar todo esse texto.

Criando logo hexagonal de pacotes no próprio R

Sabe aquelas logos de pacotes do R em formato hexagonal que o pessoal faz adesivos? Este post tem objetivo de ensinar você a criar um para o seu pacote mesmo sem entender nada de edição de imagens, utilizando o R. O pacote hexSticker foi criado justamente para isso. Exemplo de imagem Vamos imaginar que estou criando um pacote para buscar arquivos no seu computador. Vamos chamá-lo de buscaR.

Por rtheodoro em r imagem

October 3, 2021

Instalando R e RStudio no Pop!_OS

O objetivo desta postagem é ensinar a instalar o R e o RStudio no Pop!_OS. Os passos são bem simples e podem ser feitos via terminal ou interface gráfica. O mesmo procedimento pode, em teoria, ser realizado em qualquer distribuição Linux baseada em Ubuntu. Instalando o R O primeiro passo é instalar o R Base. Podemos fazer a instalação via terminal com os seguintes comandos (super+t para abrir o terminal):

Instalando R e RStudio no Linux Mint

O objetivo desta postagem é ensinar a instalar o R e o RStudio no Linux Mint. Os passos são bem simples e podem ser feitos via terminal ou interface gráfica. O mesmo procedimento pode, em teoria, ser realizado em qualquer distribuição baseada em Ubuntu. Instalando o R O primeiro passo é instalar o R Base. Podemos fazer a instalação via terminal com os seguintes comandos (ctrl+alt+t para abrir o terminal):